Documentos Estrangeiros

Revalida: Tudo sobre a revalidação do diploma de Medicina no Brasil

O Revalida é o exame oficial que permite que médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior exerçam a profissão no Brasil. Este guia oferece informações detalhadas sobre o processo de revalidação, desde as etapas do exame até os requisitos para exercer medicina em outros países.

O Revalida é composto por duas etapas distintas:

1. Prova Teórica:

  • Avalia conhecimentos básicos em diversas áreas da medicina;
  • Realizada em duas sessões (manhã e tarde) em cidades-sede pré-determinadas;
  • Aproximadamente 2.500 vagas por edição.

2. Prova Prática:

  • Distribuída em dois dias, com foco em cinco áreas: Clínica Médica, Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade;
  • Avaliação individualizada de habilidades e conhecimentos práticos.

Em caso de aprovação na primeira etapa e reprovação na segunda, há a possibilidade de repescagem nas próximas duas edições. Após a aprovação no Revalida, segue-se com a revalidação do diploma.

Revalidação de diploma

A revalidação de diploma é essencial para profissionais formados no exterior exercerem sua profissão no Brasil. Além do diploma e histórico escolar, outros documentos podem ser exigidos. Pode haver a necessidade de traduzir os documentos antes mesmo de dar entrada com o pedido, além de estarem legalizados ou apostilados (conforme os acordos internacionais) para serem válidos no Brasil e no exterior. Estes procedimentos precisam ser feitos antes dos documentos universitários deixarem seu país de origem. Caso não seja, é possível regularizá-los no país de destino, com algumas etapas extras.

O processo de revalidação pode levar entre 90 e 180 dias, dependendo da situação. No Brasil, as universidades públicas e particulares autorizadas pelo MEC são responsáveis pela revalidação de diplomas.

Estrangeiros fazendo o Revalida

Para participar do Revalida, é necessário estar em situação regular no país. Não há exigência de comprovação da proficiência em língua portuguesa, mas todas as fases do exame são em português.

Exercer a Medicina no exterior com diploma brasileiro

Para profissionais brasileiros que desejam exercer medicina no exterior, o processo varia de acordo com o país de destino. Por exemplo, no Canadá, é necessário dominar inglês ou francês e passar em exames específicos. Nos EUA, o processo envolve três etapas, enquanto no Chile pode ser exigido um exame similar ao Revalida ou equivalência entre disciplinas cursadas.

Na União Europeia, é necessário possuir especialização além do diploma em medicina, e os documentos exigidos variam de acordo com o país. Em Portugal, por exemplo, é necessário passar por um processo de equivalência e realizar provas escritas e orais, além de uma defesa de dissertação ou mestrado.

Se você, médico, se formou no exterior e vai exercer a profissão aqui no Brasil, conte conosco nesse processo. Cuidamos da revalidação do seu diploma enquanto você só precisa se preocupar com o Revalida. Fale conosco!

Caso você esteja pensando em se mudar para outro país, agende sua consulta conosco, pois o planejamento é primordial. Muitos documentos precisam sair do Brasil já prontos para serem utilizados no exterior.

Entre em Contato

Precisa de orientação ou assistência em relação à revalidação do seu diploma de Medicina? Nossa equipe está à disposição para fornecer assessoria especializada. Atendemos brasileiros e estrangeiros, tanto no Brasil quanto no exterior, garantindo a proteção dos seus direitos.

Atendemos clientes em todo o Brasil e no exterior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *